Turismo e Lazer - Mata dos Marrazes | União das Freguesias de Marrazes e Barosa

Saltar para conteúdo
19, Novembro 2017
foto 4
foto 2
foto 3
Foto 1
foto 5
foto 6
foto7
foto 8
newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Mata dos Marrazes

 

A Mata de Marrazes é considerada pela população como sendo o Pulmão da cidade. Atualmente, a área da Mata é de 90 hectares (sendo em 1903, quando foi mandada plantar pelo Rei, de 107,5 hectares) tendo sido reduzida com a construção de diversas infraestruturas, como o Pavilhão Gimnodesportivo, Escola de 2º e 3º Ciclos de Marrazes, Cemitério, Campo de Jogos, Bairro Sá Carneiro, Centro de Saúde e a Aldeia do Desporto.
A Mata foi excluída do Regime Florestal em 1980 e a sua posse passou para a Junta de Freguesia. Nela existem diversas espécies de árvores que vão desde o pequeno Cardo até aos imponentes Pinheiros e Eucaliptos. A fauna é composta, sobretudo, por coelhos bravos, gaios e até o pica-pau.
 
Atualmente, a Mata está a ser "pulverizada" com abundantes acácias que, pelos perigos que representam para as outras espécies, constituem uma grande preocupação, estando a ser erradicadas gradualmente.
 
A Mata, no passado era um lugar de convívio de muitas famílias que aí faziam os seus piqueniques, convívios e até bailes
 
Durante o ano 2010 foi sujeita a duas "grandes operações de limpeza" por grupos de cidadãos conscientes dessa necessidade, que no dia 21 de Março, com o movimento "Limpar Portugal", quer no dia 5 de Junho, uma iniciativa da C. M. L. denominada "Limpar Leiria". Nos anos de 2011 e 2012, outras iniciativas se seguiram.
 
A grande dificuldade é consciencializar as pessoas de que não podem entrar com veículos na Mata nem abater árvores, factos gravíssimos que acontecem com frequência e obrigaram a emissão de Edital, para que cada pessoa, que necessite de colher pequenos ramos secos, pinhas e caruma, se dirija ao edifício da Junta de Freguesia, de forma a ser autorizado, com a respetiva declaração.
 
Galeria de Imagens
Anexos